Força Feminina Colorada

A Força Feminina Colorada, torcida exclusivamente feminina, foi criada há oito anos com o objetivo de apoiar o time e acompanhá - lo.
Desde então, fazemos a festa na arquibancada!
FFC, Representatividade, Empoderamento e Paz no Futebol!

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Lugar de mulher?



Faz algum tempo que o debate sobre o verdadeiro lugar da mulher tem ganhado espaço e abrangência. Um dos principais motivos é que realmente a mulher está quebrando tabus e ocupando todos os tipos de espaços, em todas as esferas onde antes era impossível de se imaginar que uma figura feminina poderia estar.

Há sete anos, um grupo de mulheres acreditou que poderia ter seu próprio espaço nas arquibancadas do Beira-Rio e, assim, surgiu a Força Feminina Colorada, a nossa amada FFC. Por que afinal, as mulheres não podem ocupar o espaço que quiserem? Por uma cultura patriarcal que se estende ao longo dos anos pela humanidade?

O feminismo é um movimento que tem crescido a cada dia. E, diariamente, ouvimos mais discursos combativos à liberdade e ao empoderamento da mulher. Lembrando que as mulheres são livres para estarem onde bem entenderem, por que não na arquibancada? Porque não, em um bar? Por que não à frente de uma grande empresa? Por que não, dividindo as tarefas domésticas com os estudos?


A psicóloga e articulista Carmen da Silva dizia que empoderamento é tomar a decisão mais acertada. Ou seja, estar livre para fazer o que achar melhor para si. A FFC compactua desta opinião e, por isso, incentiva todas as mulheres, principalmente coloradas (claro que vamos puxar pelo que nos une) a ocuparem o espaço que acharem justo. Por um mundo mais feminino, no futebol, no mercado de trabalho, na ruas, onde quer que estejamos!

Um comentário:

Naira Mendes disse...

Parabéns, meninas!!! Orgulho dessas gurias que resolveram tomar as rédeas dos seus desejos, e enfrentar a cultura machista que "permeava" os campos de futebol e conquistar o seu espaço!!! #nãoaomachismo